A 01 de março, os alunos do 10.º ano dos cursos profissionais Técnico de Cozinha/ Pastelaria e Técnico de Restaurante/ Bar da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) realizaram uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas técnicas dos cursos.

No período da manhã os alunos visitaram o Your Hotel & Spa Alcobaça, um hotel de quatro estrelas, perto da cidade de Alcobaça. O hotel está vocacionado para o repouso, proclamando-se como refúgio de tranquilidade, aliando as características históricas e naturais da região em que se insere.

Os alunos tiveram oportunidade de visitar a cozinha e restaurante do hotel, mas também o SPA, quartos, salas de congressos, entre outras divisões e, puderam colocar questões sobre o funcionamento do hotel.

Esta visita de estudo teve como principais objetivos dar a conhecer o funcionamento de um hotel, todos os procedimentos necessários, bem como o profissionalismo e sentido de responsabilidade exigidos a cada colaborador para que todo o processo funcione bem.

Já durante a tarde, os alunos visitaram as Salinas Naturais de Rio Maior, que se situam a cerca de três quilómetros da cidade, num vale, no sopé da Serra dos Candeeiros, consideradas uma maravilha da natureza

Os alunos ficaram a saber que a presença de sal, naquele local, se deve a uma mina de sal-gema, atravessada por uma corrente subterrânea que alimenta um poço. Essa água, que é sete vezes mais salgada do que a do mar, é então extraída e distribuída por regueiras até aos “talhos” (compartimentos feitos de cimento ou pedra, pouco profundos e de vários tamanhos). Da exposição ao sol e ao vento, a água evapora e deixa o sal depositado no fundo. O sal, é depois colocado em montes, em forma de pirâmides, para secar, até ser recolhido. Este sal é puramente biológico, sem quaisquer aditivos ou tratamentos químicos.

Para a formação dos alunos, é importante dar-lhes a conhecer bons exemplos de produtos portugueses de excelência, neste caso, o sal de Rio Maior, reconhecido dentro e fora do país, tendo também oportunidade de conhecer o funcionamento de uma salina.