Toda a comunidade escolar da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) assinalou a 08 de março de 2018 o Dia Internacional da Mulher. 

Este dia tão importante, marcado por iniciativas em todo o país, para destacar o contributo da Mulher, numa sociedade em que ainda persistem as desigualdades de género, quer a nível salarial, quer no acesso ao trabalho, foi também assinalado na EPVP.

Alunos de todos os cursos profissionais efetuaram uma pesquisa e seleção de mulheres portuguesas que têm deixado a sua marca na nossa história e elaboraram uma exposição, no espaço escolar, intitulada “Portuguesas com História: apontamentos”.

Já no Claustrum, restaurante pedagógico da escola, foi servido um almoço com um menu de homenagem a Maria de Lourdes Modesto, onde houve também lugar para a exibição de um vídeo sobre esta celebridade gastronómica portuguesa. Este foi um projeto dos alunos dos cursos Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Multimédia.

Durante a tarde, as celebrações continuaram no auditório da escola, onde decorreram diversas atividades. Todas as turmas de 10.º ano da EPVT participaram, através da partilha de sketches, dramatizações, declamações e demonstrações de factos e feitos relacionados com mulheres que têm feito história ao longo dos séculos.

A EPVT associa-se, uma vez mais, à Organização das Nações Unidas (ONU), que desde 1975 celebra o Dia Internacional da Mulher, importante marco de todas as conquistas de direitos civis e políticos das mulheres, mas também no apelo à consciencialização e sensibilização para o flagelo que é o tão grande número de mulheres que continuam a ver os seus direitos fundamentais gritantemente violados.