Para comemorar o Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, foi dinamizado o “VIII Concurso de Poesia da EPVT”, aberto a todos os alunos da escola, e a atividade “Poesia nas ruas”, no âmbito da disciplina de Português.

O “VIII Concurso de Poesia da EPVT” decorreu entre 01 e 14 de março de 2018 e os participantes realizaram um poema de sua autoria, de temática livre. Conforme regulamento criado para o efeito, o júri escolheu os três primeiros classificados, sendo o poema vencedor “Alma Dançante” de Bruna Branco (10.º ano do curso Técnico de Turismo).

A atividade “Poesia nas ruas” foi desenvolvida em duas fases e envolveu, concretamente, o 10.º ano do curso Técnico de Multimédia. A primeira fase consistiu na recolha de diversos poemas, da poesia medieval à contemporânea, na pesquisa e tratamento dos dados biográficos dos autores, e ainda na execução de cartões. A segunda fase decorreu no Dia Mundial da Poesia e compreendeu a leitura/declamação de poesia pelos alunos, nas ruas da cidade de Santarém, bem como a entrega dos cartões elaborados, aos transeuntes.

Esta celebração da poesia visou, sobretudo, criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita; fomentar o gosto pela poesia; valorizar esta expressão literária; desenvolver a criatividade e a sensibilidade estética dos alunos; colocá-los em contacto com autores do património cultural português; e promover o envolvimento dos alunos na comunidade local.