Já estão de regresso a Portugal os docentes que a 08 de abril viajaram para Odense, na Dinamarca, onde, durante cinco dias, estiveram em job shadowing, no Kold College, escola parceira da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT).

Esta mobilidade de staff decorreu no âmbito do programa Erasmus +, em que a EPVT está a participar desde 2016, num projeto de Chave-ação 1 (KA1).

Diogo Oliveira, formador de restaurante/bar e Ângela Pedro, professora de inglês, fizeram formação em job shadowing, observando os docentes dinamarqueses no desempenho das suas funções, nos respetivos locais de trabalho.

Na área da restauração, o formador da EPVT teve oportunidade de assistir a aulas e também lecionar, ele próprio, uma aula sobre vinhos portugueses como Porto e região do Douro. Assistiu ainda a aulas de buffet, mise en place e decoração de sala de refeições. O formador teve ainda uma experiência na cozinha do Kold College.

Na área de inglês, a professora teve, igualmente, oportunidade de assistir a aulas, perceber como são organizadas, quais os conteúdos programáticos e materiais utilizados.

Os docentes puderam explorar um pouco o sistema educativo dinamarquês e contactar com outra realidade escolar e social, no sentido de desenvolverem as suas competências sociais, linguísticas e de docência.

O objetivo da EPVT é facilitar aos seus formadores esta forma de desenvolvimento de competências, através da aposta contínua em projetos internacionais, não só envolvendo a mobilidade de alunos, mas também de staff, promovendo a elevação da escola e da região em que se insere.