O Dia da Liberdade celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo. Para assinalar esta data histórica, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) dinamizou, a 27 de abril, várias atividades no espaço escolar.

Os alunos do 10.º ano do curso profissional Técnico/a de Turismo realizaram uma apresentação/dramatização sob o tema “Retrato de uma Sociedade Esquecida”, com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre o referido momento da história de Portugal. Pretendeu-se, assim, relembrar o passado vivido pelos portugueses, recuar no tempo e mostrar uma realidade esquecida, evocando a importância que deteve para a conquista e garantia dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos portugueses.

Por sua vez, os alunos do 10.º e 11.º anos do curso de Técnico/a de Multimédia realizaram uma exposição intitulada de “Liberdade 2.0”, que consistiu numa reflexão sobre o conceito de liberdade, através do universo da imagem, potenciado pela visão gráfica e pessoal de cada um dos alunos, numa sociedade alimentada por gerações em atualização, bem como o próprio conceito de liberdade.

Estas iniciativas tiveram ainda como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências sociais, relacionais e interpessoais dos alunos e para reforço da sua educação para a cidadania, recordando a importância da liberdade.

Álbum de fotos aqui.