No âmbito do projeto “Learning to Undertake” do programa Erasmus +, integrado na Ação-chave 2 deste programa que promove parcerias para o intercâmbio de boas práticas, em que a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) está a participar, alunas e professores partiram a 23 de setembro para Granada, Espanha.

O projeto “Learning to Undertake” teve início em outubro de 2016 e nele participam escolas de mais quatro países europeus, com quem a EPVT mantém parcerias estratégicas com o objetivo de incentivar o intercâmbio de boas práticas, que permitam que as organizações desenvolvam e reforcem as redes de contactos, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.

Entre 24 e 28 de setembro decorrerá o quinto encontro transnacional, o quarto com mobilidade de alunos, em Granada, com a escola espanhola I.E.S. Mariana Pineda como anfitriã. O primeiro encontro transnacional foi em Visby, Suécia, no qual estiveram presentes duas professoras da EPVT. O segundo encontro do projeto, mas o primeiro com mobilidade de alunos, no qual participaram cinco alunos da EPVT, acompanhados por duas professoras, aconteceu em Bordéus, França. Em Târgu Neamt, na Roménia estiveram três alunos da EPVT, acompanhados por um professor. Em Portugal, a EPVT recebeu os parceiros no final de janeiro, tendo realizado sessões de trabalho com alunos e professores.

Cinco alunas e dois professores da EPVT vão estar durante a semana a conhecer a realidade de Granada e da escola espanhola, a trabalhar em conjunto e a desenvolver diferentes competências.

Os participantes vão dar continuidade ao projeto de criação de uma empresa virtual, na área do turismo, estando já na fase da promoção e apresentação do produto. No decorrer da semana, terão ainda oportunidade de visitar alguns locais emblemáticos da cidade.

A EPVT continua a incentivar os seus alunos a participar neste tipo de intercâmbios, pois acredita que representam uma experiência enriquecedora em diferentes áreas. Trata-se de um importante momento de interculturalidade e proporciona a possibilidade de alunos desenvolverem as suas competências linguísticas, sociais, de trabalho em equipa ou outras.

Álbum de fotos aqui.