A 08 de novembro celebra-se o Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis. Este ano a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) assinalou a data com uma atividade envolvendo a comunidade educativa.

Os alunos do 11.º ano do curso profissional Técnico/a de Restaurante/Bar e Técnico/a de Cozinha/Pastelaria desenvolveram um projeto interdisciplinar, cujo objetivo primordial visou enaltecer a importância de um estilo de vida saudável.

Nesse sentido, os alunos abordaram e trabalharam os pressupostos de um estilo de vida saudável: alimentação equilibrada, prática de exercício físico, sono adequado e uma boa e saudável gestão das emoções.

Os alunos confecionaram e serviram um menu saudável, trazido pelo Chefe Luís Gaspar, Chefe de Cozinha nos restaurantes Casa Lisboa e Sala de Corte, ambos do grupo Multifood.  Posteriormente, no auditório da escola, os alunos realizaram uma pequena apresentação sobre inteligência emocional, que foi seguida pelas comunicações de uma nutricionista e uma engenheira alimentar, ambas também do grupo Multifood. Os alunos, divididos em grupos, realizaram ainda alguns flyers com apelos à adoção de um estilo de vida saudável e a sua importância.

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha da Comissão Europeia, de combate à obesidade, incentivando os cidadãos da União Europeia a adotarem um regime alimentar equilibrado e a praticarem mais atividade física. Sendo na infância que se forma a maioria dos padrões de estilo de vida, esta data pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.

Álbum de fotos aqui.