Ao abrigo do programa Erasmus+, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) tem quatro alunos a realizar um estágio no estrangeiro, durante seis meses. Estas mobilidades acontecem no âmbito do ErasmusPRO, uma especificidade do programa Erasmus+, que incentiva mobilidades de longa duração, para experiências laborais fora do país.

Partiram a 14 de janeiro, para Malta, dois alunos recém-graduados: Joana Candeias, do curso Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Nuno Gastão do curso Técnico/a de Restaurante/Bar. Durante os próximos seis meses, desempenharão funções no Marina Hotel - Corinthia Beach Resort, em St. Julian’s.

Também a 14 de janeiro, partiram para Odense, na Dinamarca, dois alunos recém-diplomados: Telma Monteiro do curso Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e André Graça do curso Técnico/a de Restaurante/Bar. Até meados de julho, ficarão a estagiar no Radisson Blu Hotel.

Os alunos estão bastante entusiasmados e vão poder conhecer um pouco da cultura de cada um dos países, assim como o modo de trabalhar e de se organizarem. Esta é uma experiência que, certamente, reforçará o profissionalismo dos jovens recém graduados, acrescentará saber e dará uma nova perspetiva do trabalho e do próprio mercado laboral.

Os alunos estão em contacto permanente com a escola e têm contado a sua experiência com grande entusiasmo. Também o feedback que tem chegado, por parte dos tutores que acompanham os alunos neste estágio, tem sido muito positivo.

A EPVT, com a sua rede de parceiros internacionais (escolas e empresas) pretende continuar a proporcionar aos seus alunos experiências no estrangeiro. A comunidade escolar acredita que a aposta nesta recente vertente do programa Erasmus+, o Erasmus PRO, para alunos recém-formados, é mais um passo importante na sua estratégia de internacionalização. O ErasmusPRO promove uma mobilidade de longa duração, dando mais estabilidade a esta experiência extremamente enriquecedora para os alunos, mas também para a comunidade escolar, e o meio onde a escola se insere.

Álbum de fotos aqui e aqui.