A viagem pela gastronomia dos países por onde passou, há 500 anos, a expedição de Fernão de Magalhães terminou, no dia 02 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, com a realização da prova final do concurso "Sabores e Aromas das Viagens Magalhânicas".

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) foi a grande vencedora deste concurso, que teve várias etapas e que terminou na grande final.

A equipa da escola, composta por duas alunas do curso profissional Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e um aluno do curso profissional Técnico/a de Restaurante/Bar, todos finalistas, apresentou-se a concurso com uma ementa original, inspirada nos sabores e aromas de países por onde passou o navegador português, Fernão de Magalhães, a que chamaram “A Viagem”.

O menu da EPVT apresentou de entrada Coelho Canário. Como prato principal foram servidas As Espumas dos Mares Navegados. Foi apresentado como sobremesa O Doce Amargo. Para acompanhar a refeição, foram servidas duas bebidas, Caipirinha do Sul e O Paraíso das Especiarias.

Esta foi uma prova exigente, não só do ponto de vista técnico, mas também da criatividade, na qual foram postos à prova os conhecimentos e competências adquiridos pelos alunos, nos cursos da área de educação e formação de Hotelaria e Restauração. Estiveram em competição seis equipas, das melhores escolas do país, com cursos Técnico/a de Cozinha Pastelaria e Técnico/a de Restaurante/Bar, sendo que a EPVT se destacou com grande nível e profissionalismo.

Este concurso reveste-se de grande importância e prestígio, pois trata-se uma iniciativa dinamizada no âmbito das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo referido navegador português, através da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e pela Estrutura de Missão para as Comemorações deste centenário, em parceria com o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O prémio para os vencedores é um curso de Padaria Avançada ou de Escanção e uma visita ao Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills Kazan 2019, em Kazan, na Rússia, de 19 a 28 de agosto.

A participação neste concurso foi uma mais-valia para todos os participantes que tiveram oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, bem como conhecer e experienciar outras realidades, o que será deveras enriquecedor para o seu futuro.

Parabéns Bruna, Cristiana e Ruben e que aproveitem esta oportunidade de formação e a WorldSkills Kazan 2019, na Rússia!

Álbum de fotos aqui.