No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Poesia, celebrado anualmente a 21 de março, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) desafiou toda a comunidade escolar a participar num Concurso de Poesia de tema livre.

Esta iniciativa registou, por parte dos alunos, uma adesão bastante satisfatória e a qualidade dos poemas foi evidenciada pelo júri do concurso, composto pelas docentes da disciplina de Português, Ângela Pedro, Carina Oliveira e Filomena Amaral.

Na cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar no claustro da escola, a 04 de abril, foram nomeados todos os participantes e distinguidos cinco alunos vencedores. Com um terceiro lugar ex aequo, ficaram três alunos do 10.º ano do curso profissional Técnico/a de Multimédia. Em segundo lugar ex aequo, ficaram um aluno do 12.º ano do curso Técnico/a de Multimédia e uma aluna do 12.º ano do curso Técnico/a de Cozinha /Pastelaria. O primeiro lugar foi atribuído a Tiago Francisco, aluno do 12.º ano do curso profissional Técnico/a de Multimédia, que presenteou a plateia com a interpretação musicada do seu poema.

Além do concurso, decorreram várias atividades relacionadas com a poesia contemporânea lusófona, desenvolvidas nas aulas de Português, nomeadamente uma tertúlia subordinada à temática, a rescrita de poemas e, uma exposição patente nos corredores da escola.

Fomentar a criatividade, despertar o interesse pela leitura e pela escrita e aumentar o conhecimento dos alunos sobre poetas portugueses, foram os principais objetivos, a par dos conteúdos técnicos a alcançar pelos alunos no contexto da disciplina em que esta iniciativa aconteceu.

Álbum de fotos aqui.