O eixo Valorização do Ensino Profissional do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto lançou a 09 de maio um e-book sobre a temática “30 anos de Ensino Profissional: perscrutar as intencionalidades e perspetivar o futuro”.

Este eixo, que acompanha, desde 2011, muitas escolas públicas, privadas e do ensino profissional, através de consultoria, formação-ação ou de apoio à implementação do sistema de qualidade na educação e formação profissional, contou com testemunhos de alunos e antigos alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) na redação do seu mais recente livro eletrónico.

Na segunda parte deste e-book, Narrativas e testemunhos das escolas, alunos e diplomados, foram cinco as participações em representação da EPVT. Juliana Martins e Mariana Bastos, alunas do 12.º ano do Curso profissional  Técnico/a de Turismo, escreveram para o capítulo Testemunhos de alunos: como se aprende no ensino profissional, intitulando a sua narrativa de “Como se aprende no Ensino Profissional: a nossa experiência”.

No capítulo Memórias de ex-alunos: o que me deu o Ensino Profissional, Nuno Henriques, diplomado do Curso profissional Técnico/a de Restaurante/Bar, escreveu o testemunho “Sonhei e construí”; Catarina Esperança, diplomada do Curso profissional Técnico/a de Turismo narrou a sua história, sob o título “Ensino Profissional. Uma escolha desejada”; e Guilherme Vicente, diplomado do Curso profissional Técnico/a de Multimédia, relatou a sua experiência através da memória “Um click na minha vida – A EPVT”.

Um dos objetivos do SAME é ajudar a repensar as práticas pedagógicas e identificar as mudanças a introduzir nas escolas do futuro. “O desenvolvimento curricular aberto e flexível dos cursos profissionais (…) constitui o desafio da Escola de Hoje que pretende preparar para os desafios de Amanhã perscrutando e perspetivando o Futuro” como referem os autores desta edição. A EPVT, na senda da melhoria contínua, mantém-se apostada em ajudar cada um dos seus alunos a preparar-se para enfrentar os desafios do futuro.