A 15 de maio, alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) participaram num workshop online sobre Técnicas de Procura de Emprego.

Participaram nesta palestra os alunos de 12.º ano dos cursos profissionais Técnico/a de Restaurante/Bar e Técnico/a de Cozinha/Pastelaria. Além dos alunos finalistas, assistiram, também, os alunos do 11.º ano de Técnico/a de Turismo e Técnico/a de Multimédia.

A sessão Way to Work, organizada pelo departamento de empregabilidade e comunicação (DEC) da escola, aconteceu em parceria com a Adecco Portugal, um grupo que fornece soluções de recursos humanos para empresas, sendo líder mundial nesse setor.

Ana Lomba, técnica de recursos humanos nas áreas de Recrutamento, Industrial & Logística e Outsourcing, apresentou a empresa, as várias áreas de intervenção e falou um pouco sobre as suas funções enquanto recrutadora.

O principal tema abordado foi “como se devem os alunos preparar para procurar emprego?”. Como devem elaborar o CV, como se faz e para que serve uma carta de apresentação e, como se devem comportar numa entrevista de seleção, foram os assuntos desenvolvidos. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a um vídeo sobre os erros que devem evitar numa entrevista e puderam esclarecer todas as dúvidas que tinham.

A técnica explicou, ainda, aos jovens o que devem fazer após este processo e como devem manter uma procura ativa de emprego, mostrando, também, algumas plataformas online úteis nesta busca. O workshop terminou com a importância do networking e do quão os contactos estabelecidos podem ser relevantes para encontrar o emprego certo.

Esta iniciativa, que estava prevista para março, decorreu num workshop através de uma plataforma digital, por força das atuais condicionantes originadas pela pandemia, facto que não impediu de ser uma sessão bastante participada, com os alunos a colocarem todas as suas questões.

Além dos alunos, a sessão contou ainda com os professores orientadores educativos das respetivas turmas, num total de cerca de 70 participantes e consistiu numa importante partilha de ferramentas para que os alunos sejam bem-sucedidos na procura de emprego, especialmente os que estão prestes a iniciar a sua vida no mercado de trabalho.

Álbum de fotos aqui.