A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) está a divulgar a sua a sua formativa para o ano letivo 2020/2021, tendo realizado mais três sessões informativas sobre os cursos profissionais.

As sessões foram dinamizadas online, para as três turmas de 9.º ano de escolaridade, da Escola Básica 2/3, de Fazendas de Almeirim. A iniciativa surgiu a convite da Dra. Paula Martins, psicóloga do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim.

A primeira sessão, para os alunos do 9.º B, aconteceu a 18 de maio e duas sessões para os alunos do 9.º A e 9.º C, aconteceram a 22 de maio e, foram acompanhadas pelos respetivos professores diretores de turma e pela psicóloga.

As sessões foram organizadas pelo departamento de empregabilidade e comunicação da EPVT e contaram com o coordenador dos cursos de restauração, também formador da área técnica. O ponto forte destas divulgações foram os testemunhos dos alunos da EPVT - dois alunos do curso profissional Técnico/a de Cozinha/Pastelaria; duas alunas do curso profissional Técnico/a de Restaurante/Bar, duas alunas finalistas do curso Técnico/a de Multimédia e uma aluna finalista do curso Técnico/a de Turismo.

Os alunos da EPVT falaram sobre os seus cursos, os seus percursos, a formação em contexto de trabalho, o programa Erasmus e ainda sobre as condições que a escola oferece para as aulas práticas, nomeadamente a cozinha e restaurante pedagógico da EPVT. Houve ainda oportunidade para perguntas e respostas, após o visionamento de pequenos vídeos sobre trabalhos que os alunos da EPVT desenvolveram e mostraram aos “futuros” colegas.

Foi ainda mostrado aos alunos da E. B. de Fazendas de Almeirim, o site da EPVT e dado a conhecer as páginas de Facebook e Instagram e o canal no Youtube, meios de informação e divulgação em que a EPVT aposta para estar mais próxima dos jovens e dos seus encarregados de educação.

A partilha dos alunos e colaboradores da EPVT teve como objetivo ser o mais útil e explicativa possível, dado o facto de ter decorrido online, para ajudar os jovens a perceber qual a melhor escolha em termos de percurso formativo. A EPVT acredita que é sempre interessante os jovens ouvirem outras experiências e poderem tomar decisões mais informadas e conscientes.