A 16 de outubro de 2017, os alunos de 11º ano dos cursos Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar, da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) realizaram uma visita de estudo a Lisboa e Oeiras.

Neste dia de aprendizagem in loco, os alunos visitaram a Assembleia da República, que é o órgão legislativo do Estado Português e o segundo de soberania de uma República Constitucional, podendo aprender sobre o seu modo de funcionamento. Trata-se de um parlamento composto por 230 deputados, eleitos para mandatos de 4 anos, que reúnem  diariamente no Palácio de São Bento, na zona da Lapa, em Lisboa. Nas traseiras do edifício situa-se a Residência Oficial do Primeiro-Ministro.

Posteriormente, os alunos visitaram o Parque dos Poetas, um grande parque urbano, com enormes espaços verdes, vocacionado para o lazer, o desporto e a cultura, situado no município de Oeiras. Este parque é considerado um museu “ao ar livre” de arte e escultura, num espaço que integra a poesia no paisagismo e escultura. Sendo um espaço único em Portugal, é também uma homenagem aos poetas da língua portuguesa. Junto da escultura de alguns poetas, como Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andersen, Cesário Verde, Antero de Quental, entre outros, os alunos, divididos por grupos, disseram um poema escolhido por si, previamente preparado nas aulas de Português, e apresentaram também uma breve biografia dos poetas trabalhados.

Esta visita de estudo decorreu no âmbito das disciplinas de Português, Economia e Área de Integração, com os objetivos principais de consciencializar os alunos para a importância da participação cívica e democrática, alargar os seus horizontes culturais e consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas.