Três alunos e um professor da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), estiveram em Târgu Neamt, na Roménia, de 15 a 21 de outubro, no âmbito do Programa Erasmus +.

Este projeto – KA2 "Learning to Undertake” teve início em outubro de 2016 e prolongar-se-á até setembro de 2018. Envolve parcerias estratégicas entre cinco escolas europeias, com reuniões de professores e mobilidade de alunos, nos cinco países envolvidos.

Desta vez, a Escola Técnica Ion Creanga, da Roménia foi a anfitriã do encontro transnacional. Durante estes dias, os alunos tiveram como objetivo criar uma empresa virtual de turismo e os professores, numa perspetiva de intercâmbio e partilhas culturais e pedagógicas, reuniram, efetuando o balanço do projeto e planificando atividades futuras.

Nestes dias, os alunos tiveram formação, assistiram a apresentações várias sobre estudos de mercado, noções de negócio, noções de produto turístico, entre outras. Tiveram, ainda, oportunidade de conhecer Iasi, onde assistiram a uma palestra com  professores universitários e empresários da área turística. Visitaram o Palácio da Cultura de Iasi e as exposições patentes, de modo a compreender melhor o potencial turístico da zona. Além disso, trabalharam em equipas e partilharam, no final, os produtos realizados na semana.

A EPVT incentiva os seus alunos a participar neste tipo de intercâmbios, pois considera que representam uma experiência enriquecedora, a diversos níveis. Para além da vivência de interculturalidade, proporcionam a possibilidade de desenvolverem as suas competências linguísticas, sociais e de trabalho em equipa.