A 37ª edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) decorreu entre 19 e 29 de outubro de 2017, em Santarém, centrada na descoberta d“O pão de cada dia”.

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) foi, uma vez mais, parceira no certame de renome da gastronomia portuguesa e a comunidade escolar esteve ativamente envolvida durante os 11 dias do festival. 

O FNG, este ano dedicado ao pão, ofereceu 12 tasquinhas tradicionais e um restaurante conceito, o “Lucky 13”.

A EPVT, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, à semelhança dos anos anteriores, contribuiu com a presença dos alunos dos cursos Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar, que prepararam e serviram o welcome drink no dia do Município de Santarém.

Os alunos estiveram, também, na "Cozinha ao Vivo" onde fizeram demonstrações de preparação de torricados, canapés e cocktails com Gotik gin. No restaurante “Lucky 13”, os alunos da EPVT marcaram presença todas as noites, no serviço de sala e apoio aos chefes convidados. Os alunos puderam ainda assistir a seminários sobre temas relacionados com gastronomia.

No decorrer do festival, a aluna da EPVT Lara Figueiredo, conquistou o primeiro prémio no concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG 17), na sua categoria, Pastelaria Sical. Concurso este que contou com a brilhante presença de outros alunos da EPVT, nomeadamente o João Lino, na categoria Cozinha Makro.

A EPVT contribuiu neste evento, com grande disponibilidade e empenho, quer dos alunos quer dos formadores. Uma vez mais, esta experiência foi bastante positiva e enriquecedora para estes jovens e a EPVT considera essencial aproveitar grandes oportunidades formativas deste cariz.

O balanço é extremamente positivo. Parabéns aos participantes!