A EPVT mantém parcerias a nível internacional e, no âmbito do projeto ERASMUS +, promove o intercâmbio de experiências que visam o aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências entre alunos, professores e colaboradores.

Estes projetos internacionais visam proporcionar aos alunos a possibilidade de realizarem mobilidades entre diferentes países da União Europeia e, simultaneamente, viabilizam a consolidação da imagem e reconhecimento do trabalho educativo desenvolvido junto de outros países, além-fronteiras.

 

  • VET CHARTER MOBILITY

Em 2018, a EPVT viu reconhecida a sua experiência e qualidade das ações que desenvolve e mobilidades que promove, no âmbito deste programa, através da VET Charter Mobility.

A VET Mobility Charter Erasmus+ destina-se a incentivar as organizações que têm registos de qualidade comprovada na organização da mobilidade de Ensino e Formação Profissional, para que desenvolvam as suas estratégias de internacionalização europeias.

 

 

 

  • Projetos ERASMUS+ KA1: Mobilidades para fins de aprendizagem

 

Estágios internacionais

No âmbito do projeto ERASMUS+, os alunos dos cursos profissionais têm a oportunidade de realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e estágios profissionais em países europeus.

No projeto em curso (2018-2020), foram já realizadas oito mobilidades em que alunos dos cursos Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Turismo e Multimédia realizaram a sua FCT na Dinamarca, Itália e Espanha. Além disso, alunos recém-diplomados pela EPVT estão a concluir mobilidades de longo prazo (ErasmusPRO) em Malta e na Dinamarca.

 

Candidaturas

Todos os alunos que desejem realizar a sua formação em contexto de trabalho num país europeu, devem candidatar-se.

Para participar na Ação-Chave 1 do Programa Erasmus+ e ter uma experiência enriquecedora os candidatos deverão apresentar uma carta de candidatura e entregá-la ao seu Orientador Educativo. O processo de seleção dos candidatos envolve posteriormente a avaliação do seu percurso escolar e uma entrevista.

Todos os participantes são acompanhados e usufruem de preparação e apoios financeiros para as suas deslocações, seguro e estadias.

 

Mobilidades de Staff

As mobilidades de staff para formação têm sido realizadas com o objetivo de levar colaboradores da EPVT a enriquecer a sua formação e experiências profissionais, pessoais e culturais.

Ao abrigo do projeto aprovado para 2018-2020, foi já realizada uma mobilidade de staff, para formação na área do chocolate, a Odense, na Dinamarca e, no próximo ano letivo serão realizadas mais oito (docentes e não docentes).

Ao abrigo da VET Charter Mobility, foi feita nova candidatura e serão ainda realizadas, em 2020, oito mobilidades de longa duração (ErasmusPRO) e quatro mobilidades de staff para formação, nas áreas do ensino de línguas estrangeiras, enologia e pastelaria.

 

  • Projetos ERASMUS+ KA2: Parcerias estratégicas entre escolas europeias

Estes projetos contemplam parcerias estratégicas para o intercâmbio de boas práticas entre escolas e/ou instituições ligadas ao mundo do trabalho, com o objetivo de promover a inovação nas instituições de ensino/formação.

A EPVT tem participado também nesta ação-chave 2 do programa Erasmus+. Entre 2016 e 2018 desenvolveu o projeto "Learning to Undertake”, estabelecendo parcerias estratégicas com mais quatro escolas europeias: o Liceu Nicolas Brémontiere, de França; a Escola Técnica Ion Creanga, da Roménia; o Liceu de Wisbygymnasiet Söder da Suécia; o IES Mariana Pineda, de Espanha.

 

  • Disseminação e Divulgação

No âmbito do projeto Erasmus+, a EPVT promove workshops e sessões de trabalho, de alunos e professores que participaram em mobilidades em anos transatos. Deste modo, é possível partilhar experiências entre colegas, apresentando simultaneamente testemunhos vivos das mais-valias destas mobilidades.

A escola disponibiliza informação no site, facebook, instagram e são afixados folhetos nos placares informativos. Assim, promove a divulgação interna e externa dos projetos e ações que realiza.

Alunos e professores são também agentes importantes na difusão do mesmo junto das famílias, comunidade, entidades parceiras e dos seus pares.