Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Atividades

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Empregador 10 dez 2021
Oferta Atividades

A 10 de dezembro celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) faz questão de não deixar passar esta data em branco.

Os alunos de 10.º ano dos cursos profissionais Técnico/a de Restaurante/Bar e Técnico/a de Cozinha/Pastelaria (turma A) partilharam experiências pessoais de leitura. A atividade intitulada “O Direito de não ler” foi desenvolvida na disciplina de português e teve como objetivos sensibilizar os alunos para o prazer da leitura, assumindo o livro como “presente” e, desenvolver hábitos de leitura. Com base nos Direitos do Leitor apresentados na obra “Comme un roman” do escritor francês Daniel Pennac, foi possível saltar páginas, ler em voz alta, começar a ler um livro a partir do fim, não resumir a história, ler qualquer tipo de obra e dialogar sobre cada experiência de leitura. 

Por seu lado, os alunos de 12.º ano dos cursos profissionais Técnico/a de Cozinha/Pastelaria Técnico/a de e Restaurante/Bar (turma B) organizaram um jogo denominado “Direitos em Jogo” cujo objetivo consistia em associar ações do dia-a-dia aos respetivos direitos humanos consagrados na declaração dos direitos humanos, que colocaram em destaque numa parede da escola. Esta atividade foi desenvolvida na disciplina de Área de Integração e contou com a presença de todas as turmas, que tiveram oportunidade de jogar. 

Já os alunos de 12.º ano do curso profissional Técnico/a de Multimédia desenvolveram uma atividade no auditório da EPVT, também apresentada a todas as turmas da escola. “Be proud of who we are – Together for Human Rights” foi o nome do projeto, para o qual os alunos criaram um logotipo e desenvolveram vários cartazes para dinamizarem a leitura de diferentes textos, com o objetivo de realçar os direitos inalienáveis a cada cidadão e a necessidade de uma dedicação contínua no sentido de os respeitar. Este projeto decorreu no âmbito das disciplinas de História da Cultura e das artes, Área de Integração e área técnica de Multimédia.

São trinta os direitos que foram estabelecidos em 1948 pelas Nações Unidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos.