Escola Operações Financiadas (FSE) Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Institucional

"É PRECISO VALORIZAR O ENSINO PROFISSIONAL E AS PROFISSÕES" por Salomé Rafael

Empregador 26 jul 2021
Oferta Institucional

"É PRECISO VALORIZAR O ENSINO PROFISSIONAL E AS PROFISSÕES" por Salomé Rafael 

Salomé Rafael foi uma das pioneiras da implantação do ensino profissional em Portugal, há 33 anos. Desde então, fundou e dirige a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), em Santarém.

Veja o vídeo da entrevista no canal da EPVT no Youtube.

Em entrevista ao Mais Ribatejo, a ex-presidente da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém faz um balanço muito positivo do caminho percorrido nestes 33 anos pelo ensino profissional. 

Registou que há a lamentar que ainda estejamos longe da meta de termos pelo menos metade dos alunos do ensino secundário a frequentar o ensino profissional. Salientou que, no norte da Europa, cerca de 70% dos alunos do secundário frequentam o ensino profissional, enquanto em Portugal essa percentagem é de apenas 30%.

Alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo conseguem 100% de empregabilidade

Salomé Rafael defende a necessidade de combater o preconceito e de promover a valorização do ensino profissional e das profissões nas escolas básicas e secundárias. “É preciso melhorar muito a orientação vocacional nas escolas básicas e secundárias”, afirma. Só com o envolvimento de todos – comunidades educativas, autarquias, sindicatos e empresários – será possível atingirmos a meta de termos 50% dos alunos do secundário no ensino profissional.

A Escola Profissional do Vale do Tejo tem certificação de qualidade, o que permite monitorizar todo o percurso dos alunos. Uma média de 30% dos alunos que concluem os cursos na EPVT continua a estudar no ensino superior. Por outro lado, os alunos da EPVT têm empregabilidade a 100%. “Na EPVT não conseguimos responder aos pedidos das empresas, que precisam de novos profissionais qualificados”, afirma.

noticía extraída de maisribatejo.pt