Escola Operações Financiadas (FSE) Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Institucional

EPVT em projeto desenvolvido pela Casa Qui e CHPDPCJ

Empregador 29 jun 2022
Oferta Institucional

Hoje, 29 de junho, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) esteve presente numa sessão de focus group, na sede da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém, com o objetivo de debater um instrumento sobre crianças e jovens LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero e Intersexo). 

Este instrumento denomina-se “Guião de Boas Práticas para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens LGBTI” e foi desenvolvido pela Casa Qui – Associação de Solidariedade Social, especializada em questões de igualdade de género, orientação sexual e identidade ou expressão de género -, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ). O objetivo principal deste guião é tornar acessível informação científica, estruturada, completa e atualizada sobre crianças e jovens LGBTI para suporte na intervenção dos agentes locais no âmbito da Educação e Proteção de Crianças e Jovens/Infância e Juventude.

Este guião encontra-se ainda em fase de pré-publicação e este encontro era direcionado exclusivamente para profissionais que exerçam funções no âmbito da Educação e Proteção de Crianças e Jovens/Infância e Juventude e jovens na cidade de Santarém. Esta foi uma sessão na qual participaram diversas entidades da região, ligadas à área da saúde e da educação, como docentes, psicólogos e enfermeiros, sendo que a EPVT se fez representar pela Psicóloga, Daniela Martins. 

Tratou-se de um momento de reflexão e questionamento do guião previamente disponibilizado, apresentando sugestões de melhoria e discussão de casos concretos ligados a esta temática.