Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Erasmus

Erasmus+: Parceiro espanhol na EPVT

Empregador 09 mar 2022
Oferta Erasmus

Ao abrigo da nova geração de projetos Erasmus+, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) recebeu, entre 28 de fevereiro e 04 de março, um professor espanhol, da escola profissional IES Zaidín-Vergeles, em Granada, Espanha.

Luis Ortega Ramirez é o coordenador Erasmus+ KA102 e realizou job-shadowing na EPVT, para preparar os próximos projetos Erasmus+ e novas formas de cooperação entre ambas a escolas, para mobilidades de alunos e staff.

No primeiro dia de mobilidade, a EPVT realizou uma sessão de apresentação dos cursos em funcionamento na escola e uma breve exposição sobre o sistema de formação profissional, seguida de apresentações realizadas por alunos. Houve ainda lugar a uma breve apresentação das plataformas colaborativas da escola, pelo técnico de apoio informático, uma vez que o professor Luis é dessa mesma área técnica. Depois de uma visita guiada pelas instalações da escola, o parceiro almoçou no restaurante pedagógico, Claustrum. O dia encerrou com a receção no salão nobre da Câmara Municipal de Santarém, pela vice-presidente e vereadora do pelouro da educação, Dra. Inês Barroso e, uma visita guiada à cidade.

Esta mobilidade de staff contou ainda com uma visita cultural à região (distrito de Santarém), com um roteiro elaborado por alunos e professores da escola e, uma visita cultural à cidade realizada por alunas do curso Técnico/a de Turismo.

Os últimos dias de mobilidade foram aproveitados para realizar visitas a escolas parceiras da EPVT, designadamente, a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL) e Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM). Ambas realizaram visitas guiadas, breves apresentações sobre os seus cursos e, culminaram com um almoço nos respetivos restaurantes pedagógicos.

O principal objetivo deste job-shadowing, que passava por construir relações para colaboração em projetos futuros e parcerias para processos de estágio Erasmus+, foi amplamente atingido, na medida em que todos os participantes revelaram terem-se estabelecido importantes pontos de contacto.