Escola Operações Financiadas (FSE) Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Atividades

Natal na EPVT - Escola Plural Valoriza Todos

Empregador 17 dez 2021
Oferta Atividades

Este ano na Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) o Natal foi dedicado à diferença e celebrou-se no âmbito do projeto de educação para a cidadania, cujo tema é a Interculturalidade, denominado “Natal na EPVT - Escola Plural Valoriza Todos” e para o qual foi desenvolvido um logotipo.

As comemorações de Natal iniciaram-se a 16 de dezembro com a visualização da curta-metragem “Dúdú e o Lápis Cor da Pele”, sobre a temática do racismo, seguida de um debate moderado pelos alunos Francisco Sá do 12.º ano de Técnico/a de Multimédia e Leandro Coelho da turma A do 12.º ano Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e, a atuação do Coro de Natal da escola.

Já no último dia de aulas antes das férias de Natal, 17 de dezembro, decorreram na escola diversas atividades, nomeadamente um “Mercado de Natal Intercultural”, com quatro “bancas” que representaram as diferentes nacionalidades dos alunos da escola: Francofonia, Lusofonia, Inglaterra e Roménia, Países Baixos e Moldávia. O objetivo foi angariar fundos para oferecer a uma instituição à escolha dos alunos.

Durante este mercado, decorreu uma partilha sobre tradições natalícias de diferentes países e ainda a atuação do Coro de Natal da escola.

Foi dinamizado um jogo " EPV a Tour around the world ", um jogo de memória e, ainda, uma dramatização de Natal, a partir de reflexões sobre esta data, que terminou com o poema "História Antiga" de Miguel Torga.

Houve também lugar para a apresentação de um vídeo da canção do Natal do 10.º ano do curso profissional Técnico/a de Multimédia, elaborado com o formador da área técnica. A turma escreveu a letra de um poema em redondilha maior, de acordo com a técnica de mote, em que cada verso do refrão se constitui enquanto último verso de cada uma das quatro décimas seguintes. A composição musical contou com a colaboração dos alunos Francisco Sá e Matilde Lérias, do 12.º ano do mesmo curso. A canção pretendia refletir sobre as diversas formas de como o Natal pode apresentar-se, em função das culturas ou dos contextos, centrando-se, no entanto, num fundamento essencial de acolhimento e amor.

Neste espírito, foi montada uma árvore de Natal solidária, para recolha de tampas de plástico, para efeitos de beneficência.

Os alunos dos cursos Técnico/a de Restaurante/Bar e Técnico/a de Cozinha/Pastelaria confecionaram doces e bebidas típicas dos diferentes países representados no Mercado de Natal e decorreram Workshops de Natal. O objetivo foi dar alunos dos outros cursos a oportunidade de participar e proporcionar, a todos, momentos de aprendizagem e novas experiências.

Todas as turmas presentes na escola se envolveram na organização e participaram nas diferentes atividades.

Para encerrar o período letivo e os festejos de Natal, a escola ofereceu à comunidade escolar um lanche, nos claustros, que serviu como despedida dos alunos, que apenas regressam em 2022.

A EPVT deseja a todos os alunos, encarregados de educação, colaboradores e parceiros, um feliz Natal e um próspero Ano Novo!