A completar 20 anos de existência, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) é resultado da realização de um estudo estratégico de desenvolvimento para a região de Santarém, no qual foi identificada a necessidade de implementação de uma escola profissional, que formasse técnicos para as empresas próximas.
A EPVT é a única escola profissional do país com uma estrutura acionista, constituída por 28 entidades, da qual fazem parte as maiores empresas da região, a Associação Empresarial da Região de Santarém - NERSANT, associações culturais, instituições de solidariedade social e duas instituições de ensino superior. Desde sempre, existiu uma enorme interatividade entre a escola, o meio empresarial local e toda a comunidade envolvente.
O trabalho em parceria e colaboração com as empresas está, por isso, na génese do projeto educativo da EPVT, que se situa no centro histórico da cidade de Santarém (junto à Igreja da Graça), tendo uma localização privilegiada, no centro do país. A EPVT exerce a sua influência geográfica, principalmente, nos concelhos de Santarém, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Chamusca e Rio Maior.
A EPVT é hoje uma escola de referência na qualidade de ensino na região, sendo um parceiro ativo das empresas e da sociedade civil. Consciente de que um dos motivos do seu sucesso e uma das caraterísticas mais marcantes da escola é o seu ambiente familiar, o atendimento personalizado e o respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno, a EPVT sempre procurou que o seu crescimento fosse sustentado e equilibrado, de forma a não desvirtuar o projeto educativo que a identifica.
Com base neste pressuposto, através de um trabalho cuidadosamente planeado, e mantendo um diálogo ativo com os agentes económicos, autarquias e todas as forças vivas da sociedade, a escola tornou-se num núcleo de desenvolvimento e dinamismo de toda a região. Assim conquistou alunos, encarregados de educação, empresários, a comunidade e sociedade civil.
Com experiência no programa Erasmus desde 2010, em 2018, a EPVT viu reconhecida a qualidade das ações e desenvolve e mobilidades que promove, através da VET Charter Mobility.
No que respeita à sua oferta formativa, a EPVT tem, desde 2015, um Centro Qualifica, que opera na educação e formação de adultos e vários projetos de Formações Modulares Certificadas, para ativos empregados e desempregados, em horário pós-laboral.
A EPVT trabalha em pareceria com um conjunto de outras escolas profissionais como a Escola Profissional de Salvaterra de Magos, Escola Profissional de Coruche, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa e ainda o polo desta última, em Santa Iria.
A procura pelos cursos da EPVT tem atingido, nos últimos anos, sua capacidade máxima e a escola é amplamente reconhecida pelos profissionais qualificados que forma, sobretudo na área da hotelaria e restauração.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Os nossos objetivos estratégicos são definidos em função da nossa missão e visão: