ESTÁGIOS INTERNACIONAIS E MOBILIDADE DE STAFF
No âmbito do projeto ERASMUS+, os alunos dos cursos profissionais têm oportunidade de realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e estágios profissionais em países europeus.
Também os colaboradores (docentes e não docentes) têm oportunidade de realizar mobilidades de staff para formação, em regime de job shadowing, com o objetivo de enriquecer a sua formação e experiências profissionais, pessoais e culturais.
ACREDITAÇÃO ERASMUS VET - PROJETO 2022
Decorreram no ano letivo 2022/2023 três mobilidades ErasmusPRO (Dinamarca e Malta) e oito mobilidades de alunos short term: duas alunas de Técnico/a de Turismo e dois alunos de Técnico/a de Multimédia, em Granada, Espanha; dois alunos de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria em Odense, Dinamarca; e duas alunas em Bolonha, Itália, uma de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e uma de Técnico/a de Restaurante/Bar.
Além disso, foram executadas sete mobilidades de staff: dois formadores foram à Finlândia, três professoras a França e duas professoras a Espanha.
Prevê-se ainda para o mesmo ano letivo, a vinda de um Perito convidado à EPVT.
Ademais, a escola tem sido intermediária de estágios Eramsus de alunos espanhóis como tem recebido mobilidades em job shadowing de professoras espanholas e professoras dinamarquesas.
ACREDITAÇÃO ERASMUS VET - PROJETO 2021
No primeiro ano de acreditação Erasmus, a EPVT promoveu mobilidades de jovens diplomados para Malta e Dinamarca, num total de 6 mobilidades PRO (com a duração de 6 meses), dos cursos profissionais Técnico/a de Restaurante/Bar e Técnico/a de Turismo.
Além disso, foram promovidas duas mobilidades de staff em regime de job shadowing para Granada (espanha) e Bochum (Alemanha).
PROJETO “GROWING TOGETHER” (2020/2022)
No âmbito deste projeto foram realizadas seis mobilidade de curta duração (estágios curriculares), para Itália e Dinamarca e quatro mobilidades ErasmusPRO (longa duração) para Malta e Dinamarca.
No dia 21 de fevereiro de 2021, partiram 3 recém-graduados da EPVT do curso Técnico/a de Turismo, para realizarem o seu estágio, ao abrigo do programa ErasmusPRO, em St, Julians, Malta, durante 4 meses.
PROJETO “OVERCOMING CHALLENGES” (2019/2020)
Este projeto surgiu para complementar o projeto a decorrer “EPVT Erasmus+ 2018-20”, de modo a dar oportunidade a mais alunos de realizar ErasmusPRO (mobilidade de longa duração) e pelo interesse demonstrado pelo staff de realizar formação.
Durante este projeto, com a duração de 12 meses, realizaram-se oito mobilidades de longa duração (ErasmusPRO), para alunos recém-graduados de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Turismo. Para preparação desses estágios, realizaram-se visitas preparatórias a Lanzarote (Canárias, Espanha), Odense (Dinamarca) e St. Julian’s (Malta), com o propósito de alinhar programas de estágio, garantir alojamento e conhecer serviços.
Foram também realizadas quatro mobilidades de staff: os formadores de sala e de pastelaria da EPVT estiveram no Lycee polyvalent privé Albert de Mun, em Paris, (França), onde tiveram formação em pastelaria e enologia; duas professoras realizaram mobilidade no Lycee Technique Nicolas Brémontiere, em Bordéus (França), para formação no âmbito do ensino de História e Línguas Estrangeiras.
PROJETO “EPVT ERASMUS+ 2018-20”
Neste projeto de 24 meses, foram realizadas 16 mobilidades de alunos dos cursos Técnicos de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Turismo e Multimédia. Estes alunos realizaram a sua FCT em Odense (Dinamarca), Turim e Reggio Calabria (Itália), distribuídos pelos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020.
Foram também realizadas, pela primeira vez, no ano letivo 2018/2019 mobilidades de longa duração (Erasmus PRO). Durante 6 meses, alunos recém-formados de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/ Bar realizaram estágios na Dinamarca e em Malta.
Houve ainda lugar para formação de staff. O formador da área de pastelaria realizou uma mobilidade para formação em chocolate, na chocolataria Odense Chokoladehus, na Dinamarca. O professor de matemática, o formador de multimédia, uma colaboradora não docentes da área de empregabilidade e comunicação e outra da área financeira e administrativa realizaram mobilidade para formação em regime de Job Shadowing, em Reggio Clabria, Itália.