Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Técnico/a de Cozinha/Pastelaria

Joana Candeias

profissão Chef

A Joana Candeias foi aluna da EPVT no ciclo 2015-2018, no curso Técnico/a de Restauração – variante de Cozinha/ Pastelaria.

A Joana decidiu matricular-se na EPVT por influenciada prima, Rita Medeiro, que também foi aluna nesta escola. Na altura, em 2015, queria iniciar a sua formação na área da cozinha e acreditou que a EPVT lhe daria as melhores oportunidades e abriria portas para o futuro. 

"Não poderia estar mais grata por toda a formação, oportunidades, valores e princípios que me foram transmitidos por todo o corpo docente da escola", afirma a Joana.

Durante o seu percurso escolar, foram diversas e enriquecedoras as experiências que lhe foram proporcionadas. E, de todas as oportunidades que foram surgindo, a Joana aproveitou as que achou que se enquadravam no que tinha em mente para o seu futuro. Enquanto estudante da EPVT, teve oportunidade de estagiar no Hotel Baía Cristal Beach & Spa Resort (Algarve), no Cantinho do Avillez (Lisboa) e no The Corinthia Marina Beach hotel (Malta), onde estive durante 6 meses, ao abrigo do programa ErasmusPRO. Participou ainda no concurso nacional Jovem Talento da Gastronomia (JTG).

Enquanto aluna da EPVT, como complemento da sua formação, teve ainda oportunidade de colaborar com a Taberna Ó Balcão, do Chef Rodrigo Castelo (Santarém), Bistro 100 Maneiras, do Chef Ljubomir Stanisic (Lisboa), no Mãe Cozinha com Amor, do Chef João Diogo Saloio (Lisboa), no POT Restaurante & Lounge bar (Samora Correia) e no Nau Hotels & Resorts (Montargil).

Após terminar o ciclo de estudos na EPVT e depois de terminar o programa Erasmus e regressar de Malta, a Joana trabalhou no LAN'D Vineyards (Montemor) onde integrou a equipa liderada pelo Chef José Tapadejo. Após esta experiência profissional, prosseguiu estudos e ingressou no Curso Técnico Superior de Cozinha e Produção Alimentar na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche. Enquanto aluna desta escola, participou novamente no concurso nacional JTG, tendo vencido a etapa regional norte e apurando-se para a final nacional.

Com a pandemia, a Joana arregaçou as mangas e criou o seu próprio projeto de take-away "Pelas mãos de Joana", que está a completar um ano. Este é um projeto seu, com o apoio da mãe e, embora que seja algo recente, tem sido bastante requisitado e bem sucedido. "Pelas mãos de Joana" estabeleceu uma parceria com a marca Carne D'Elite, sendo a Joana a Chef embaixadora da marca.

Neste momento, aguarda permissão para realizar estágio para, posteriormente, se inscrever na Licenciatura em Gestão da Restauração e Catering, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche.