Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Técnico/a de Cozinha/Pastelaria

Lara Figueiredo

profissão Responsável de Pastelaria

A Lara Figueiredo estudou na EPVT no ciclo 2014-2017. Foi aluna do curso de Técnico/a de Restauração – variante de Cozinha/Pastelaria.

Sempre desejou seguir esta área e, quando foi ao EXPERIMENTA (dia aberto organizado anualmente pela EPVT) inscreveu-se, nesse mesmo dia, na escola. Simpatizou logo com todos os colaboradores e professores da escola e sentiu-se em casa.

Afirma que a EPVT pode ter coisas menos boas, como todas as outras escolas, mas coloca algumas da capital a um canto, sendo que nunca faltam materiais e ingredientes para trabalhar nesta área.

Sempre gostou e gosta de cozinha, mas sentiu-se sempre mais ligada à área da pastelaria. Assim, procurou desenvolver mais competências e aprofundar os seus conhecimentos neste domínio.

Realizou a sua primeira Formação em Contexto de Trabalho no hotel Epic Sana, no Amoreiras, onde afirma ter confirmado a sua paixão por esta área.

No ano de 2016 participou no concurso Jovem Talento de Gastronomia (JTG), de onde retirou muita experiência e aprendizagens.

No 3.º ano do curso, realizou a Formação em Contexto de Trabalho na Fortaleza do Guincho, em Cascais, restaurante com uma estrela Michelin. Aí, teve a oportunidade de trabalhar com o Chef de Pastelaria Filipe Manhita e com o Chef Miguel Rocha Vieira, ambos de renome nacional e internacional.

Em 2017 voltou a participar no concurso JTG, mais decidida e mais amadurecida na sua formação técnica, e foi a vencedora da grande final na categoria de Pastelaria. Conta que esta foi, sem dúvida, uma das melhores experiências, tanto a nível pessoal, como profissional. Salienta ainda que, a escola a apoiou desde o início e ao longo de todo o seu percurso. 

Quando terminou o curso, começou a trabalhar no Belcanto, um restaurante com duas estrelas Michelin ao lado do Chef Américo Santos e do Chef David Jesus. Trabalhou aqui alguns meses, mas, infelizmente, por motivos de saúde teve de sair.

Depois, trabalhou no restaurante A Casa Lisboa, com o Chef Luís Gaspar, Chef Cozinheiro do Ano 2017. Aqui, a Lara foi a responsável pela pastelaria da unidade, que faz parte de um grupo com vários restaurantes.

Atualmente, trabalha no restaurante Eneko Lisboa, do Chef basco Eneko Atxa Azurmendi, premiado com 5 estrelas Michelin, que é o mais recente projeto de restauração do Penha Longa Resort.  A Lara é a responsável da pastelaria dos dois restaurantes no mesmo espaço, do Eneko, fine dining, e do Basque, uma cuidada taberna espanhola.