Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
Duração | 3 anos | |
Horário | Laboral | |
Início | 21 set 2024 |
Ficha de Operação - Cursos Profissionais
Técnico/a de Cozinha/Pastelaria é o profissional apto a planear, coordenar e executar as atividades de cozinha/pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.
O QUE FAZ?
- Armazenar e assegurar o estado das matérias-primas utilizadas no serviço de cozinha/pastelaria.
- Planear e preparar o serviço de cozinha/pastelaria, de forma a possibilitar as confeções necessárias, de acordo com as normas de higiene e segurança.
- Confecionar o receituário em função da programação estabelecida: entradas, pratos principais, sobremesas; confecionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria.
- Conceber e executar peças artísticas em cozinha.
- Conceber e executar peças artísticas em pastelaria.
- Articular com o serviço de restaurante, a fim de satisfazer os pedidos de refeições e colaborar em serviços especiais.
- Pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha/pastelaria.
- Colaborar na elaboração de cartas e ementas.
- Coordenar equipas de trabalho.
- Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
- Controlar os custos de alimentos.
- Elaborar e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
- Assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios de serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação.
VANTAGENS
- Subsídio de Alimentação;
- Subsídio de transporte;
- Bolsa de profissionalização;
- Material de estudo;
- Curso com dupla certificação: 12º ano+ Nível IV, que te dá acesso a uma profissão regulamentada;
- Possibilidade de prosseguir para o Ensino Superior;
Jovens com o 9.º ano de escolaridade e idade até 25 anos (à data de início do ano escolar).
• Chefe de cozinha;
• Sous chef;
• Sommelier;
• Cozinheiro/a;
• Pasteleiro/a;
• Responsável de catering;
• Empreendedor (criação do seu próprio negócio).
Em termos de certificação profissional, a escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4.
O curso confere o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permite o normal acesso ao Ensino Superior.
A Joana Candeias foi aluna da EPVT no ciclo 2015-2018, no curso Técnico/a de Restauração – variante de Cozinha/ Pastelaria.
A Joana decidiu matricular-se na EPVT por influenciada prima, Rita Medeiro, que também foi aluna nesta escola. Na altura, em 2015, queria iniciar a sua formação na área da cozinha e acreditou que a EPVT lhe daria as melhores oportunidades e abriria portas para o futuro.
"Não poderia estar mais grata por toda a formação, oportunidades, valores e princípios que me foram transmitidos por todo o corpo docente da escola", afirma a Joana.
Durante o seu percurso escolar, foram diversas e enriquecedoras as experiências que lhe foram proporcionadas. E, de todas as oportunidades que foram surgindo, a Joana aproveitou as que achou que se enquadravam no que tinha em mente para o seu futuro. Enquanto estudante da EPVT, teve oportunidade de estagiar no Hotel Baía Cristal Beach & Spa Resort (Algarve), no Cantinho do Avillez (Lisboa) e no The Corinthia Marina Beach hotel (Malta), onde estive durante 6 meses, ao abrigo do programa ErasmusPRO. Participou ainda no concurso nacional Jovem Talento da Gastronomia (JTG).
Enquanto aluna da EPVT, como complemento da sua formação, teve ainda oportunidade de colaborar com a Taberna Ó Balcão, do Chef Rodrigo Castelo (Santarém), Bistro 100 Maneiras, do Chef Ljubomir Stanisic (Lisboa), no Mãe Cozinha com Amor, do Chef João Diogo Saloio (Lisboa), no POT Restaurante & Lounge bar (Samora Correia) e no Nau Hotels & Resorts (Montargil).
Após terminar o ciclo de estudos na EPVT e depois de terminar o programa Erasmus e regressar de Malta, a Joana trabalhou no LAN'D Vineyards (Montemor) onde integrou a equipa liderada pelo Chef José Tapadejo. Após esta experiência profissional, prosseguiu estudos e ingressou no Curso Técnico Superior de Cozinha e Produção Alimentar na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche. Enquanto aluna desta escola, participou novamente no concurso nacional JTG, tendo vencido a etapa regional norte e apurando-se para a final nacional.
Com a pandemia, a Joana arregaçou as mangas e criou o seu próprio projeto de take-away "Pelas mãos de Joana", que está a completar um ano. Este é um projeto seu, com o apoio da mãe e, embora que seja algo recente, tem sido bastante requisitado e bem sucedido. "Pelas mãos de Joana" estabeleceu uma parceria com a marca Carne D'Elite, sendo a Joana a Chef embaixadora da marca.
Neste momento, aguarda permissão para realizar estágio para, posteriormente, se inscrever na Licenciatura em Gestão da Restauração e Catering, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche.