Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Cursos Profissionais

Técnico/a de Cozinha/Pastelaria

Duração 3 anos
Horário Laboral
Início 21 set 2021
Apresentação

Técnico/a de Cozinha/Pastelaria é o profissional apto a planear, coordenar e executar as atividades de cozinha/pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

 

O QUE FAZ? 

- Armazenar e assegurar o estado das matérias-primas utilizadas no serviço de cozinha/pastelaria.
- Planear e preparar o serviço de cozinha/pastelaria, de forma a possibilitar as confeções necessárias, de acordo com as normas de higiene e segurança.
- Confecionar o receituário em função da programação estabelecida: entradas, pratos principais, sobremesas; confecionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria.
- Conceber e executar peças artísticas em cozinha.
- Conceber e executar peças artísticas em pastelaria.
- Articular com o serviço de restaurante, a fim de satisfazer os pedidos de refeições e colaborar em serviços especiais.
- Pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha/pastelaria.
- Colaborar na elaboração de cartas e ementas.
- Coordenar equipas de trabalho.
- Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
- Controlar os custos de alimentos.
- Elaborar e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
- Assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios de serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação.

Requisitos

Jovens com o 9.º ano de escolaridade e idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Saídas profissionais

Em termos de certificação profissional, a escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4.
O curso confere o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permite o normal acesso ao Ensino Superior.

Sucessos da EPVT
Lara Figueiredo
Lara Figueiredo
Responsável de Pastelaria

A Lara Figueiredo estudou na EPVT no ciclo 2014-2017. Foi aluna do curso de Técnico/a de Restauração – variante de Cozinha/Pastelaria.

Sempre desejou seguir esta área e, quando foi ao EXPERIMENTA (dia aberto organizado anualmente pela EPVT) inscreveu-se, nesse mesmo dia, na escola. Simpatizou logo com todos os colaboradores e professores da escola e sentiu-se em casa.

Afirma que a EPVT pode ter coisas menos boas, como todas as outras escolas, mas coloca algumas da capital a um canto, sendo que nunca faltam materiais e ingredientes para trabalhar nesta área.

Sempre gostou e gosta de cozinha, mas sentiu-se sempre mais ligada à área da pastelaria. Assim, procurou desenvolver mais competências e aprofundar os seus conhecimentos neste domínio.

Realizou a sua primeira Formação em Contexto de Trabalho no hotel Epic Sana, no Amoreiras, onde afirma ter confirmado a sua paixão por esta área.

No ano de 2016 participou no concurso Jovem Talento de Gastronomia (JTG), de onde retirou muita experiência e aprendizagens.

No 3.º ano do curso, realizou a Formação em Contexto de Trabalho na Fortaleza do Guincho, em Cascais, restaurante com uma estrela Michelin. Aí, teve a oportunidade de trabalhar com o Chef de Pastelaria Filipe Manhita e com o Chef Miguel Rocha Vieira, ambos de renome nacional e internacional.

Em 2017 voltou a participar no concurso JTG, mais decidida e mais amadurecida na sua formação técnica, e foi a vencedora da grande final na categoria de Pastelaria. Conta que esta foi, sem dúvida, uma das melhores experiências, tanto a nível pessoal, como profissional. Salienta ainda que, a escola a apoiou desde o início e ao longo de todo o seu percurso. 

Quando terminou o curso, começou a trabalhar no Belcanto, um restaurante com duas estrelas Michelin ao lado do Chef Américo Santos e do Chef David Jesus. Trabalhou aqui alguns meses, mas, infelizmente, por motivos de saúde teve de sair.

Depois, trabalhou no restaurante A Casa Lisboa, com o Chef Luís Gaspar, Chef Cozinheiro do Ano 2017. Aqui, a Lara foi a responsável pela pastelaria da unidade, que faz parte de um grupo com vários restaurantes.

Atualmente, trabalha no restaurante Eneko Lisboa, do Chef basco Eneko Atxa Azurmendi, premiado com 5 estrelas Michelin, que é o mais recente projeto de restauração do Penha Longa Resort.  A Lara é a responsável da pastelaria dos dois restaurantes no mesmo espaço, do Eneko, fine dining, e do Basque, uma cuidada taberna espanhola.

Aceita o desafio
Inscreva-se já!
Pré-inscrição
Oferta
Dados pessoais
Agregado familiar
Encarregado de educação
Habilitações literárias
Outros dados