Técnico/a de Turismo
Duração | 3 anos | |
Horário | Laboral | |
Início | 20 set 2024 |
Técnico/a de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.
O QUE FAZ?
- Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
- Prestar informações de caráter turístico sobre o País e sobre o local onde se encontra;
- Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
- Proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;
- Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
- Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
- Proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
- Organizar processos individuais de clientes, efetuar “transfers” de chegada e partida;
- Prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
- Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do País.
VANTAGENS
- Subsídio de Alimentação;
- Subsídio de transporte;
- Bolsa de profissionalização;
- Material de estudo;
- Curso com dupla certificação: 12º ano+ Nível IV, que te dá acesso a uma profissão regulamentada;
- Possibilidade de prosseguir para o Ensino Superior;
Jovens com o 9.º ano de escolaridade e idade até 25 anos (à data de início do ano escolar).
• Rececionista em Unidades de Alojamento;
• Animador Turístico;
• Organizador de atividades turísticas;
• Colaborador de postos de Turismo;
• Assistente de visitas guiadas e apoio museológico;
• Colaborador de empresas de consultoria turística;
• Empreendedor (criação do seu próprio negócio).
Em termos de certificação profissional, a escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4.
O curso confere o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permite o normal acesso ao Ensino Superior.
Foi aluno do curso de Técnico de Turismo/Profissionais de Informação Turística, na Escola Profissional do Vale do Tejo em Santarém, no ciclo 2001/2004.
Iniciou a sua formação com 15 anos de idade, tendo concluído a mesma aos 17. Escolheu o ensino profissional pois queria continuar o legado do seu pai, proprietário de uma agência de viagens.
O David pretendia concluir o 12º ano de escolaridade numa área que lhe permitisse ter os conhecimentos necessários para seguir o negócio da família e hoje é sócio gerente da Agência Lucas, Lda., em Rio Maior.
Continua a manter boas relações com os colegas de curso e guarda muito boas recordações da escola e docentes.