Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Cursos Profissionais

Técnico/a de Multimédia

Duração 3 anos
Horário Laboral
Início 21 set 2021
Apresentação

Técnico/a de Multimédia é um profissional qualificado apto a exercer profissões ligadas ao desenho e produção digital de conteúdos multimédia e a desempenhar tarefas de carácter técnico e artístico com vista à criação de soluções interativas de comunicação.

 

O QUE FAZ?

- Conceber/Desenvolver produtos multimédia interativos;
- Captar, digitalizar e tratar imagens, som e texto;
- Editar conteúdos com vista à criação de soluções de comunicação (informativas e lúdicas);
- Integrar conteúdos utilizando ferramentas de autor;
- Programar aplicações multimédia;
- Animar objetos para aplicações multimédia;
- Desenhar conteúdos multimédia.

Requisitos

Jovens com o 9.º ano de escolaridade e idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Saídas profissionais

- Profissionais Animador 2D e 3D;
- Produtor Multimédia;
- Ilustração Digital;
- Pós-Produtor Vídeo;
- Pós-Produtor Áudio;
- Designer de soluções para os Media;
- Designer de Produtos Multimédia;
- Designer Web;
- Agências de Publicidade;
- Departamentos de produção para Novos Media;
- Produtoras de conteúdos para TV e Web;
- Agências de Produção;
- Departamentos de Marketing e Comunicação;
- Jornais – Edição;
- Televisão – Edição;
- Museus e Espaços Culturais

 

Em termos de certificação profissional, a escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4.
O curso confere o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permite o normal acesso ao Ensino Superior.

Sucessos da EPVT
Guilherme Vicente
Guilherme Vicente
Motion Designer

O Guilherme Vicente trabalha na CMTV e estudou na EPVT no ciclo 2014-2017, onde frequentou o curso Técnico/a de Multimédia.

Desde os três ou quatro anos, que acordava cedo para assistir aos desenhos animados e rabiscar várias folhas de papel. Sempre cresceu com o “Cartoon” e o caricato presente nos seus desenhos. Mas queria mais! Queria ver os seus personagens ganharem vida, cor e personalidade!
Nas aulas era chamado à atenção porque estava sempre distraído a desenhar no caderno. Lembra-se vagamente dos colegas falarem de um desenho animado “super fixe” e “marado”, mas nunca o encontrava na sua televisão... Foi então que conheceu o Canal Panda, um canal que passa desenhos animados 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem notícias e coisas para os crescidos! O canal que tanto tinha desejado. Passou horas e horas a conhecer novas histórias, novos amigos imaginários e novos personagens. Foi nessa altura que sentiu que tinha um sonho: trabalhar no Canal Panda.
Não sabia ao certo como iria conseguir… inscreveu-se em Artes para melhorar as habilidades, via tutoriais. Passados dois anos deu-lhe o “click” e apercebeu-se que não eram Artes o que queria. Foi então que descobri o curso de Técnico/a de Multimédia, na EPVT. Aí podia aprender a fotografar, filmar, criar, editar e desenhar tudo no computador!
Foi difícil, na altura, deixar os amigos e escola que conhecia e partir para uma totalmente diferente... mas sentia que desta vez iria ser diferente, que cada vez estava mais perto do seu sonho.
Foram dias e dias a aprender e a conhecer. O tempo ia passando e cada vez mais sentia que este era o caminho certo! Arriscou em desafios difíceis, mas se não arrepende.
Queria trabalhar em websites, então, no 2.º ano do curso, foi para Torres Vedras estagiar numa empresa chamada KontraProduções, onde trabalhou, maioritariamente, nessa área. E foi nesse momento que sentiu que afinal, não era nada daquilo que queria...
O 3.º ano do curso foi bem exaustivo, mas emocionante. Tinham uma PAP para realizar até ao final do ano, onde poderiam utilizar todos os equipamentos e recursos para criar um projeto. Então, iniciou o seu plano: Criar uma história com um personagem animado. Não foi fácil, houve até alturas bastante complicadas, mas era o que o Guilherme queria e tinha de lutar pelo seu objetivo. E no final, lá teve um dos seus sonhos realizados.
Passados alguns dias foi estagiar em Lisboa, para a Iniziomedia. Nessa empresa trabalhou edição de vídeo e motion graphics e produziu para o CANAL PANDA! Boa, mais um check na sua lista de sonhos! Quando terminou o estágio ficou a trabalhar nessa empresa, a produzir para o canal Panda. Acabou por sentir que estava na hora de largar o Panda e procurar novos desafios e foi então que recebeu o convite da Bola TV. Aprendeu imenso sobre televisão e foi onde passou mais tempo na sua carreira
Atualmente, trabalha na CMTV e feliz por estar a trabalhar em televisão, onde encontra, todos os dias, novos desafios e problemas para serem resolvidos, tendo oportunidade de aprender, criar e promover o seu trabalho.
Quem diria que o miúdo que assistia o canal Panda, e sonhou lá trabalhar, acabaria por concretizar o seu sonho e agora faz da televisão a sua vida de trabalho?

Conhece o Guilherme e o seu trabalho aqui!

Aceita o desafio
Inscreva-se já!
Pré-inscrição
Oferta
Dados pessoais
Agregado familiar
Encarregado de educação
Habilitações literárias
Outros dados