Técnico/a de Vendas
Duração | 3 anos | |
Horário | Laboral | |
Início | 28 mar 2024 |
O Técnico/a de Vendas é o profissional apto a promover e efetuar a venda de produtos e/ou serviços, através de contactos estabelecidos com clientes, com vista à sua satisfação.
O QUE FAZ?
1. Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
2. Preparar ações de venda, em função dos objetivos e da política da empresa.
2.1 Analisar informação sobre os clientes, procurando caracterizar o seu perfil e detetar as suas necessidades e motivações para a compra;
2.2 Preparar as visitas a efetuar, o itinerário de deslocação, os objetivos das mesmas e o portfólio de produtos a apresentar.
3. Promover e efetuar a venda de produtos e/ou serviços junto dos clientes, tendo em vista a satisfação das suas necessidades.
3.1 Apresentar o produto e/ou serviço, referindo as suas vantagens e características, demonstrando quando necessário as potencialidades do mesmo e informando sobre o serviço pós-venda;
3.2 Negociar preços, modalidades de pagamento e condições de venda dos produtos e/ou serviços em função de parâmetros pré-estabelecidos;
3.3 Registar a encomenda, formalizar o contrato quando necessário, transmitir a encomenda efetuada pelos clientes aos serviços competentes e assegurar que tudo decorrerá conforme o acordado com o cliente.
4 Assegurar o serviço de apoio ao cliente.
4.1 Colaborar com o cliente no merchandising, dando sugestões sobre a exposição dos produtos, com vista à otimização da sua venda;
4.2 Manter o cliente informado e prestar esclarecimentos, nomeadamente, sobre o serviço pós-venda, novos produtos e promoções, procurando a resolução de problemas e a fidelização do cliente.
5 Organizar a informação decorrente da sua atividade.
5.1 Elaborar relatório de visita, segundo as normas da empresa, identificando o cliente, o motivo e o resultado da mesma, e preencher a documentação administrativa referente à deslocação;
5.2 Organizar e gerir os ficheiros dos clientes de modo a manter atualizada a informação sobre os resultados da sua atividade.
6 Colaborar na angariação de novos clientes, identificando e localizando potenciais clientes e oportunidades de negócio, transmitindo esta informação à empresa.
Jovens com o 9.º ano de escolaridade e idade até 25 anos (à data de início do ano escolar).
• Vendedor(a)/comercial;
• Chefe/coordenador(a) de equipa de vendas;
• Assistente de vendas;
• Delegado(a)/promotor(a) de vendas;
• Assistente de Marketing;
• Empreendedor/a (criação do próprio negócio).
Em termos de certificação profissional, a escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4.
O curso confere o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permite o normal acesso ao Ensino Superior.