A Língua Gestual no Turismo
Empregador | 15 nov 2021 | |
Oferta | Atividades |
No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, a 15 de novembro, os alunos do 11.º ano do curso profissional Técnico/a de Turismo da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), realizaram uma atividade sobre língua gestual no contexto do Turismo.
Os alunos realizaram vídeos em língua gestual Portuguesa, Inglesa e Francesa, adequando-os a diferentes situações que podem ocorrer na área do turismo. A metodologia aplicada na realização destes trabalhos consistiu, numa primeira fase, na identificação das palavras a traduzir e, posteriormente, numa pesquisa para fazer a tradução, culminando na realização e edição dos vídeos.
Entre os objetivos da atividade encontram-se: sensibilizar os alunos para a importância da Língua Gestual portuguesa, francesa e inglesa, bem como para a necessidade de difusão dos valores da cultura surda e das suas especificidades; desenvolver competências de comunicação em Língua Gestual, em contexto real, nomeadamente saudações, dar indicações úteis e apresentar edifícios de interesse histórico; reconhecer a importância das diferentes formas de comunicação, tendo em conta os diferentes públicos-alvo; e reconhecer a existência de um público-alvo importante enquadrado no turismo inclusivo.
Este projeto decorreu enquadrado nas disciplinas de Português, Inglês, Comunicar em Francês, Turismo, Informação e Animação Turística (TIAT) e Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico (TCAT).
O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa pretende promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas. Esta é uma língua produzida a partir dos movimentos das mãos, corpo e expressões faciais, sendo a sua receção visual. Possui um vocabulário especial e uma gramática própria.
