Job-shadowing em Granada
Empregador | 28 fev 2022 | |
Oferta | Erasmus |
Entre 21 e 25 de fevereiro, Margarida Cunha, técnica de Empregabilidade, Comunicação e Projetos Erasmus da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) participou numa atividade do programa Erasmus+, em Granada.
Ao abrigo da Acreditação Erasmus para 2021-2027, no âmbito da Ação Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+, no setor Ensino e Formação Profissional (VET), a EPVT iniciou várias mobilidades para fins de aprendizagens, quer de aprendentes, quer de staff.
Margarida Cunha esteve durante uma semana, em Granada, Espanha, para acompanhamento do seu posto de trabalho no IES Zaidín-Vergeles, uma escola profissional de Andaluzia, nova parceira da EPVT. Reuniu com o coordenador Erasmus e com a direção da escola e o principal objetivo foi discutir possíveis parcerias futuras em projetos Erasmus+.
Além desta escola, visitou outras escolas profissionais, com o objetivo de criar parcerias para colaboração em projetos futuros.
IES Hurtado de Mendoza, escola de hotelaria de Granada, foi uma das escolas visitadas, onde existem cursos profissionais nas mesmas áreas técnicas, como Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Turismo. Depois de reunir com o vice-diretor, a técnica visitou as excelentes instalações desta instituição pública.
IES Albaizin foi também uma escola pública visitada, com ensino profissional, nomeadamente cursos de imagem e som, cujos conteúdos se assemelham à área técnica de multimédia, onde reuniu com a direção e o departamento de relações internacionais, para trabalhar em possíveis parcerias.
A semana de trabalho culminou com uma visita à Delegação de Educação da Junta de Andaluzia em Granada, onde reuniu com a Delegada de Educação, o responsável pelo departamento de multilinguismo e a coordenadora do serviço de planeamento pedagógico, para perceber a influência que este organismo governamental tem no ensino profissional em Granada.
Para além de perspetivar parcerias para projetos europeus, esta mobilidade foi igualmente importante para observar a organização de processos de estágio dos diferentes cursos profissionais nas escolas espanholas e as diferenças e semelhanças com os processos de formação em contexto de trabalho executados na EPVT.
