Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Erasmus

Novas mobilidades do programa Erasmus+

Empregador 22 fev 2023
Oferta Erasmus

Ao abrigo da Acreditação Erasmus para 2021-2027, no âmbito da Ação Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+, no setor Ensino e Formação Profissional (VET), a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) tem oito mobilidades short-term em curso.

Falamos de mobilidades para fins de aprendizagem: oito estágios de curta duração, em três países diferentes da Europa. Durante dois meses, quatro alunos estarão em Granada, Espanha; duas alunas em Bolonha, Itália; e dois alunos em Odense, Dinamarca, para estágios da nova geração de projetos da Agência Nacional Erasmus.

Inês e Débora, do 11.º ano do curso profissional Técnico/a de Turismo estão a estagiar nos hotéis Exe Triunfo Granada e Aurea Catedral, respetivamente, ambos do grupo Eurostars, o novo parceiro espanhol da EPVT. Em Granada estão também os alunos João e Erica, do 11.º ano do curso profissional Técnico/a de Multimédia, ambos a realizar a sua formação em contexto de trabalho na empresa Euroinnova Editorial, a parceria mais recente em Espanha. Ambas as novas entidades de acolhimento foram encontradas com a ajuda da escola intermediária IES Zaidín-Vergeles, na pessoa do professor Luis Ortega Ramirez, com quem a escola mantém uma estreita relação de cooperação.

Em Itáila, no restaurante Palazzo di Varignana, em Bolonha, estão as alunas Sofia e Luana, de 11.º ano dos cursos Técnico/s de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, respetivamente. As jovens estarão, entre fevereiro e março, a estagiar e a residir no novo hotel parceiro italiano.

Na Dinamarca, Bernardo e Duarte estão em Odense, a estagiar no Restaurante Smag & Smil, do Odense Congress Centre. Nestes dois estágios contamos com a colaboração da escola intermediária Kold College, cuja residência de estudantes é a nova casa dos jovens durante dois meses.

Ainda ao abrigo desta nova geração de projetos, a EPVT está também a preparar sete mobilidades de staff, que terão início em março para Job-shadowing em países como Finlândia, França e Espanha. Igualmente inserida no mesmo projeto, a EPVT prevê receber uma mobilidade Invited Expert (perito convidado).

Em simultâneo, a EPVT está a finalizar a nova candidatura financeira ao programa Erasmus+, para mobilidades no ano letivo 2023/2024, continuando a prosseguir os objetivos do seu plano Erasmus e estratégia de internacionalização da escola.