Escola Operações Financiadas (FSE) Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Erasmus

Recém-Diplomados da EPVT em Erasmus PRO

Empregador 17 fev 2023
Oferta Erasmus

Uma vez mais, alunos que se graduaram na Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) participam no programa ERASMUS+, em mobilidades Erasmus PRO, estágios de longa duração (seis meses) para alunos de cursos profissionais. 

Estas mobilidades decorrem ao abrigo da Acreditação Erasmus 2021-2027, no âmbito da Ação Chave 1 (KA1), do setor do Ensino e Formação Profissional (VET) e, consistem em formação em diferentes países da Europa, neste caso, Dinamarca e Malta. 

A 28 de janeiro de 2023, dois jovens partiram para St. Julians, em Malta. Recém-graduada do curso profissional Técnico/a de Restaurante/Bar, Joana Santos e Mihai Mihuta, diplomado do curso profissional Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, estão a estagiar no hotel Corinthia St. George's Bay, do grupo Five Star Hotels Ltd., parceiro da escola há já vários anos, o que reforça as expectativas de que os jovens têm tudo para ter estágios de sucesso.

Por seu lado, a 30 de janeiro de 2023, Gabriel Santana, diplomado curso profissional Técnico/a de Cozinha/Pastelaria partiu para Odense, Dinamarca, para estagiar por seis meses no restaurante parceiro Sortebro Kro, onde encontrou o colega da EPVT Nuno Tavares, que após ter realizado já dois estágios ao abrigo do programa Erasmus (um deles PRO), está a trabalhar nessa mesma unidade hoteleira. Este facto revelou-se um grande apoio quer no trabalho, quer na adaptação à cidade. 

Os jovens participantes confiam que esta experiência irá ajudá-los a atingir o objetivo de integrar o mercado de trabalho com maior facilidade, uma vez que além de conhecimentos técnicos, também terão oportunidade de desenvolver competências pessoais e sociais e, reconhecem que terem uma mobilidade para fins de aprendizagem a nível europeu é algo que os distingue dos demais diplomados do ensino profissional. 

Promover a empregabilidade, através da formação contínua dos jovens, criando oportunidades de trabalho no contexto europeu é precisamente o foco dos estágios profissionais Erasmus+ em que Joana, Mihai e Gabriel agora participam. Boa sorte e até agosto!