Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Notícias

Workshops Experimenta 9 trazem alunos à EPVT

Empregador 12 abr 2023
Oferta Notícias

A 12 de abril de 2023, aconteceu na Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), a atividade “Experimenta EPVT 9”.

Esta foi a nona edição de uma dinâmica anual de férias da Páscoa que tem tido sempre muito sucesso entre os jovens. O Experimenta consiste em workshops gratuitos, em que alunos de 9.º ano da região de Santarém, vêm à escola experimentar as profissões cujos cursos profissionais a EPVT disponibiliza: Técnico/a de Restaurante/Bar, Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, Técnico/a de Turismo e Técnico/a de Multimédia, através de diferentes atividades e tarefas.

A sessão de abertura decorreu no auditório, com uma breve apresentação da escola, dos coordenadores dos cursos, Departamento de Empregabilidade e Comunicação (DEC) e, Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), bem como do programa para este dia de novas experiências, conduzida pela diretora técnico-pedagógica. Neste momento, foram também distribuídos brindes por todos os participantes.

Após uma visita guiada pelo espaço escolar, desenvolvida por alguns alunos do curso de Técnico/a de Turismo, foram iniciados os workshops previstos, com um coffee break a meio da manhã. Todos os participantes foram convidados a almoçar no Claustrum, restaurante pedagógico da escola. 

No período da tarde, decorreram novamente workshops nas diferentes áreas de formação e o dia terminou com uma pequena sessão de encerramento, na qual foram entregues certificados de participação e, houve ainda lugar para um lanche, previamente elaborado pelos próprios participantes, na cozinha pedagógica. 

A cobertura do evento ficou a cargo de alunos do curso profissional Técnico/a de Multimédia, que também colaboraram no desenvolvimento dos workshops nesta área.

A EPVT recebeu cerca de meia centena de jovens e os diferentes workshops decorreram de forma bastante divertida, com simulações de atendimento em agência de viagens, receção de hotel, trabalhos gráficos, pratos mais ou menos elaborados e, mocktails! Alunos, professores e colaboradores da EPVT deram a conhecer a escola e o funcionamento dos cursos, para que estes jovens possam, de forma mais consciente, fazer uma escolha informada sobre os seus percursos formativos.

Esta dia aberto revela-se para os alunos um momento de reflexão sobre o seu futuro e, resultou em algumas inscrições nos cursos da EPVT.