A Terra Treme, na EPVT
Empregador | 14 nov 2023 | |
Oferta | Atividades |
A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) voltou a participar em mais uma edição do exercício de sensibilização para o risco sísmico, “A Terra Treme”, que ocorreu no dia 14 de novembro pelas, 11 horas e 14 minutos.
A EPVT tem vindo a participar, ao longo dos últimos anos, na realização deste exercício público de Cidadania, no âmbito do risco sísmico, denominado “A Terra Treme”, a convite da Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em parceria com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Todas as escolas e suas comunidades são convidadas a praticar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar (baixar-se sobre os joelhos: esta posição evita que possamos cair durante o sismo, mas permite movermo-nos); Proteger (proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e abrigar-se; colocar-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente); Aguardar (aguardar até a terra parar de tremer).
A EPVT pretendeu continuar a promover uma reflexão e aprendizagem sobre a importância de fomentar uma cultura de segurança face aos diferentes riscos (sismo, tsunami, incêndio, entre outros), no sentido de garantir respostas ajustadas a cada uma das situações e a desenvolver, na escola e na comunidade educativa, uma cidadania ativa em matéria de prevenção, proteção e segurança, individual e coletiva.
Alunos, professores e colaboradores foram convidados a praticar os três gestos, à hora em que a campainha tocou e, a treinar o comportamento seguro a adotar em caso da ocorrência de um sismo.
