Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Atividades

Alunos da EPVT estudam o movimento gótico

Empregador 18 nov 2021
Oferta Atividades

A 18 de novembro os alunos do 11.º ano do curso profissional Técnico/a de Turismo da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) tiveram uma aula da disciplina de História da Cultura e das Artes, na rua, em Santarém.

Os alunos visitaram a Igreja da Graça, em Santarém, ao lado da escola. Esta visita decorreu no âmbito do estudo do gótico em Portugal, um movimento artístico que se centrou no desenvolvimento da arquitetura, focada sobretudo nas construções religiosas. A arquitetura gótica foi o estilo predominante em Portugal nos últimos séculos da Idade Média.

A cidade de Santarém detém um vasto património e é conhecida como “Capital do Gótico”, pelos muitos monumentos que possui, dedicados a este estilo arquitetónico e artístico, alguns já desaparecidos ou alterados.

Os monumentos religiosos predominam na cidade, nomeadamente a famosa e singular Igreja da Graça, o Convento de São Francisco ou a Capela de Nossa Senhora do Monte. Por Santarém encontram-se espalhadas diferentes igrejas: Nossa Senhora da Piedade, Marvila, Santa Clara, Santíssimo Milagre, Misericórdia, Jesus Cristo, Seminário, Santa Cruz, Santa Iria, São João de Alporão (com o Museu Arqueológico), Santo Estevão e São Nicolau. 

Assim, os alunos da EPVT têm ao seu dispor, um extenso e rico património para explorar, no âmbito do estudo do gótico.