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EPVT assinala Dia Internacional dos Direitos Humanos

Empregador 10 dez 2025
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Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala a 10 de dezembro, os alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) desenvolveram um conjunto de projetos e atividades integradas na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), contribuindo para o desenvolvimento das dimensões Direitos Humanos e Democracia e Instituições Políticas: 

“Banquete dos Direitos” – 10.º A de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar: Nesta exposição, os alunos criaram menus cujos pratos remetem simbolicamente para diferentes direitos humanos. Cada grupo estabeleceu relações entre ingredientes, técnicas culinárias e valores fundamentais, resultando numa mostra criativa que ligou gastronomia, cidadania e reflexão social. A iniciativa procurou reforçar competências técnicas e sensibilizar para a importância do respeito e defesa dos Direitos Humanos. 

“Um Diálogo Visual” – 10.º ano de Multimédia: Os alunos desenvolveram ilustrações inspiradas nos direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cada peça interpreta visualmente um direito específico, utilizando técnicas gráficas e digitais que evidenciam criatividade e consciência social. A exposição pretendeu estimular a reflexão sobre a importância dos Direitos Humanos e valorizar a expressão artística como forma de comunicação e sensibilização. 

“Um Balão, Um Direito” – 10.º ano de Comunicação e Serviço Digital e Turismo: Nesta atividade, cada aluno recebeu um artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e representou-o simbolicamente através de um balão. O resultado traduziu-se num vídeo que reuniu todas as interpretações, promovendo uma abordagem visual e acessível aos diferentes direitos fundamentais. 

“Gestos que Unem” – 11.º ano de Multimédia: A exposição apresentou fotografias captadas pelos alunos representando emoções, gestos e ações associados aos Direitos Humanos. Cada imagem procurou traduzir de forma sensível momentos e valores essenciais à convivência humana. A iniciativa destacou a fotografia como meio expressivo capaz de gerar reflexão e consciencialização. 

A Construção dos Direitos – 11.º ano de Turismo: As alunas prepararam e dinamizaram aulas dedicadas às etapas históricas que conduziram à criação da DUDH. A atividade incentivou a compreensão das bases estruturais da sociedade contemporânea e promoveu a reflexão sobre a evolução dos direitos fundamentais. 

“O Desafio dos Direitos” – 12.º ano de Turismo: A turma criou um jogo educativo que desafia os participantes a relacionar direitos humanos com os deveres correspondentes, reforçando a importância do equilíbrio entre liberdade, responsabilidade e respeito mútuo. A proposta procurou aprofundar a compreensão sobre cidadania ativa. 

Quadro Preto – 12.º ano de Multimédia: Com a pergunta “Como podemos proteger os direitos humanos na nossa escola?”, os alunos escreveram no quadro diversas frases e palavras simbólicas relacionadas com o tema, convidando toda a comunidade escolar à reflexão. O espaço transformou-se num mural participativo e visível a todos, promovendo o diálogo e a consciencialização para práticas diárias que defendem os Direitos Humanos. 

“Democracia à Mesa” – 12.º ano de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar: A exposição convidou a comunidade a refletir sobre os valores fundamentais da democracia – liberdade, dignidade humana, pluralidade, participação e responsabilidade – através de interpretações visuais e simbólicas com alimentos. Os trabalhos aludem tanto à mesa como espaço de igualdade e diálogo, como aos riscos da exclusão, da desinformação e da indiferença cívica, envolvendo os visitantes num diálogo entre gastronomia, cidadania e consciência social. 

Com estas iniciativas, a EPVT destacou a importância dos Direitos Humanos enquanto pilares de uma sociedade democrática e inclusiva, envolvendo os alunos num processo criativo, crítico e participativo que reforça o papel da escola na formação de cidadãos ativos e conscientes.