Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET Contactos
Erasmus

Erasmus 2023/2024: PRO, Short-term e Staff

Empregador 01 fev 2024
Oferta Erasmus

O projeto da Ação Chave 1 (KA1) do setor do Ensino e Formação Profissional (VET) a decorrer no âmbito do programa ERASMUS+, na Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), iniciou as mobilidades para fins de aprendizagem em fevereiro de 2024.

No total são nove mobilidades, que decorrem ao abrigo da Acreditação Erasmus 2021-2027 e consistem em formação em diferentes países da Europa, neste caso, Malta e Espanha.

Alunos que se graduaram na EPVT em 2023, participam agora em mobilidades Erasmus PRO, estágios de longa duração (seis meses). A 01 de fevereiro, três jovens partiram para St. Julians, em Malta. Recém-graduado do curso profissional Técnico/a de Restaurante/Bar, Tiago Lopes e os diplomados do curso profissional Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, Rafael Duarte e Henrique Carvalho estão a estagiar no hotel Corinthia St. George’s Bay, do grupo Five Star Hotels Ltd., parceiro de longa data da EPVT. Os participantes acreditam que esta nova experiência Erasmus (uma vez que estes alunos já tinham realizado estágios Erasmus+ em Sauze D’Oux, Itália) irá ajudá-los a crescer no mercado de trabalho pois terão oportunidade de continuar a desenvolver competências técnicas, pessoais e sociais.

Por seu lado, a 05 de fevereiro, cinco alunos de 11.º ano foram para Granada, Espanha, para realizarem a sua Formação em Contexto de Trabalho, em estágios short-term (dois meses). Letícia Antunes, do curso profissional Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Marco Catarino, do curso Técnico/a de Restaurante/ Bar vão estagiar no novo parceiro da escola, Hotel Alhambra Palace, por intermédio da escola espanhola parceira, CPIFP Hurtado de Mendoza. Dinis Paulino, do curso Técnico/a de Multimédia, vai estagiar também num novo parceiro, a empresa de publicidade Pegatina Store.  Anna Martins e Tomás Batista, ambos do curso Técnico/a de Turismo, vão estagiar nos hotéis já parceiros, Exe Triunfo Granada e Aurea Catedral, respetivamente. Estes três locais de estágio têm como escola intermediária o IES Zaidin Vergeles, em Granada.

Também para Espanha, com este grupo de alunos, foi a docente de inglês, Elisabete Amaral, que vai realizar uma mobilidade de staff durante cinco dias. Este job shadowing será precisamente na escola secundária IES Zaidin Vergeles, com a colaboração do professor Luis Ortega Ramírez, coordenador Erasmus+ KA102.

A estadia da professora Elisabete na mesmo local será, também, um grande apoio na integração dos alunos nos locais de trabalho e na adaptação à cidade.

O trabalho desenvolvido com parceiros e escolas intermediárias de confiança reforça as expectativas de que os jovens têm tudo para ter estágios de sucesso. Os jovens alunos reconhecem que terem uma mobilidade para fins de aprendizagem a nível europeu é algo que os distingue dos demais estudantes do ensino profissional e uma oportunidade única para o seu crescimento profissional e pessoal.

Boa sorte a todos e até breve!