Jornadas da Comunicação na EPVT
| Empregador | 29 jan 2026 | |
| Oferta | Atividades |
No dia 29 de janeiro, o Auditório da EPVT foi o ponto de encontro entre alunos, professores e profissionais que vivem a comunicação todos os dias – no jornalismo, nas redes sociais, no empreendedorismo digital e muito mais.
Ao longo de um dia, os alunos puderam ouvir, perguntar, experimentar e pensar o seu próprio futuro profissional na área da Comunicação e Serviço Digital, em contacto direto com quem já está no terreno.
As Jornadas da Comunicação tiveram início às 9h30, com a Receção pelos alunos de Turismo, seguida das Boas-vindas pela Diretora Técnico-Pedagógica Manuela Baião.
Seguiram-se as intervenções dos oradores convidados, que trouxeram diferentes perspetivas e experiências reais da área da Comunicação:
* Maria Cardoso (Assistente Virtual e Formadora), com o tema “Quem sou com um curso Profissional?”
* João Mestre (Coordenador de Projetos Editoriais / Jornalista), com “Desinformação: Lifehacks para fugir à manipulação online”
* Ana Monte (Influencer & Profissional de Comunicação Digital), com “Redes Sociais sem Filtros”
* Carlota Celeiro (Jornalista/Pivô na CNN), com “Jornalismo televisivo”
Para os alunos de Comunicação e Serviço Digital, esta foi uma oportunidade de perceber como um curso profissional pode abrir caminho ao próprio negócio, aprender a defender-se da desinformação online, conhecer o “lado invisível” do trabalho de criadores de conteúdos e influenciadores, fazer perguntas, criar contactos e imaginar novos percursos profissionais.
A organização do evento esteve a cargo da Professora Rita Marcelino e dos alunos do 11.º e 12.º anos do curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital.
Mas antes de subir ao palco, estes alunos tiveram de pensar a comunicação:
Na UFCD 9217 – Planos e Campanhas de Comunicação – Venda Não Presencial, a turma do 11.º ano trabalhou o evento como um verdadeiro case study: definiram o público-alvo, ajustaram discurso, tom e linguagem e desenharam estratégia de divulgação.
O resultado? Um vídeo de entrevistas “caseiras” a perguntar: “Sabes o que vai acontecer no dia 29 de janeiro?”. Ao usar uma estética simples e próxima (filmado por alunos, com alunos), criaram empatia e proximidade com o público, curiosidade em relação ao dia das Jornadas e interesse real pelos oradores e pelos temas em debate.
Mais do que assistir ao evento, estes alunos ajudaram a construí-lo, aplicando na prática o que aprenderam sobre planeamento estratégico e comunicação digital.
É assim que, na EPVT, transformamos UFCD em experiência real!