Escola Operações Financiadas (FSE) Alunos Comunicação Erasmus + SGQ/EQAVET CTE Contactos
Atividades

Nova sessão sobre Bullying e Cyberbullying em parceria com a APAV

Empregador 18 fev 2025
Oferta Atividades

No dia 18 de fevereiro, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) promoveu, em colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), uma nova sessão informativa dedicada ao Bullying e Cyberbullying. A iniciativa teve como público-alvo os alunos do 10.º ano dos cursos profissionais de Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital, Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, bem como os alunos do 12.º ano do curso de Técnico/a de Multimédia.

A sessão foi conduzida pela Dra. Marta Godinho, socióloga, que proporcionou uma visão esclarecedora sobre esta problemática cada vez mais presente no dia a dia dos jovens.

Durante a sessão, foram abordadas as características do Bullying e do Cyberbullying, os comportamentos dos agressores e as consequências profundas que estas práticas podem ter nas vítimas. Destacou-se a importância de identificar sinais de abuso e os passos fundamentais para denunciar casos de violência, seja física, emocional ou digital.

A atividade foi um importante momento de debate, que serviu para refletir sobre o impacto das ações e compreender a importância de promover um ambiente escolar mais seguro e respeitador.

Estas iniciativas, que têm sido realizadas com diferentes turmas, reforçam a necessidade de sensibilizar toda a comunidade educativa para a prevenção do Bullying e do Cyberbullying. A construção de uma sociedade mais inclusiva e empática começa com a consciencialização, a denúncia de comportamentos abusivos e o apoio às vítimas.